Além de enfrentar um dos semifinalistas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Cruzeiro enfrentará, também, um tabu histórico diante do Fluminense nesta quinta-feira (17/7), no Maracanã. A equipe celeste nunca venceu o tricolor desde a reinauguração do estádio, em 2013.
A Raposa enfrentou o Flu em nove oportunidades, com sete derrotas e dois empates. Ao todo, o Cruzeiro realizou 22 partidas no “novo” Maracanã e venceu apenas uma.
No duelo histórico entre as duas equipes, a equipe carioca também leva vantagem. Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram 77 vezes ao longo da história, com apenas 25 vitórias para o lado “azul” do confronto contra 32 para o tricolor. 20 empates completam as estatíticas.
Porém, no Mineirão, o Cruzeiro tem vantagem no duelo. As equipes se enfrentaram em 32 oprtunidades no estádio, com 16 vitórias cruzeirenses. O Fluminense venceu apenas 10 partidas no principal estádio de BH. Seis empates completam o histórico em solo mineiro.
No Maracanã, o Cruzeiro também soma marcas negativas contra os “compatriotas” do Flu. O time celeste registra duas derrotas para o Vasco e um empate com o Botafogo. Ambas as equipes, no entanto, não costumam mandar seus jogos no Estádio Mário Filho, utilizando, na maioria das vezes, seus próprios estádios.
A única vitória do Cruzeiro no “novo” Maracanã foi diante do Flamengo. Em 2018, a equipe mineira venceu o Rubro-Negro por 2 a 0, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores daquele ano. Porém, nos demais confrontos, o Flamengo acumula seis vitórias e cinco empates contra a equipe celeste.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal