O fim de semana foi de emoções opostas para os rivais mineiros no Brasileirão. O Atlético perdeu para o Botafogo no sábado (20/9) e ampliou o jejum de vitórias, enquanto o Cruzeiro venceu novamente, colando no líder Flamengo e mantendo vivas as chances de conquistar o penta ainda este ano.
A derrota deixou o Galo mais próximo da zona de rebaixamento, com o risco de queda aumentando após os triunfos de Santos e Grêmio, concorrentes diretos na luta contra o Z-4. Segundo levantamento do Departamento de Matemática da UFMG, o clube agora tem 15% de chance de ser rebaixado.
Já a Raposa subiu para 24% de probabilidade de título após a vitória por 2 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, neste domingo (21/9), no Mineirão. Além disso, está praticamente garantida na Libertadores de 2026, com 99,83% de chance de voltar à competição após sete anos.
Os próximos compromissos de Atlético e Cruzeiro serão contra Mirassol e Vasco, respectivamente. Ambas as partidas acontecem no sábado (27/9), com o Galo jogando na Arena MRV e a Raposa no Rio de Janeiro.