PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atlético deve encerrar o Brasileirão 2025 com seu pior ataque na era dos pontos corridos

Siga no

Com apenas 38 gols em 37 rodadas, clube pode fechar o Brasileirão com a pior marca ofensiva desde 2003. (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Compartilhar matéria

O ano de 2025 definitivamente não deixará saudades para o torcedor do Atlético, que já deposita em 2026 a esperança por dias melhores. Além do dolorido vice na Sul-Americana diante do Lanús e da eliminação para o Cruzeiro na Copa do Brasil, a campanha no Brasileirão ficará marcada como uma das piores da história recente do alvinegro.

A baixa produção ofensiva se tornou uma das marcas negativas da equipe e deve resultar no pior desempenho do Atlético desde a adoção do formato de pontos corridos, em 2003. Em 37 rodadas, o time marcou apenas 38 gols, média de pouco mais de um por jogo, ficando à frente somente do Vitória, com 34, do Ceará, com 33, e dos já rebaixados Sport e Juventude, ambos com 33.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Até aqui, as piores performances ofensivas do clube em edições do Brasileirão com 20 equipes haviam ocorrido em 2019 e 2022, temporadas em que o time marcou 45 gols. O desempenho atual é sete gols inferior ao desses dois anos. Ou seja, para evitar que 2025 se torne oficialmente sua pior campanha ofensiva na era dos pontos corridos, o Atlético precisa vencer o Vasco por ao menos oito gols de diferença na última rodada, marcada para domingo (7/12), na Arena MRV.

A melhor marca do ataque do Galo no atual formato do Campeonato Brasileiro foi registrada em 2021, ano do histórico bicampeonato após 50 anos. Naquela edição, o time marcou 67 gols em 38 partidas.

Para efeito de comparação, até mesmo em 2005, ano em que o clube foi rebaixado para a segunda divisão, o ataque teve produção superior à de 2025. Na ocasião, marcou 54 gols em 42 rodadas, média de 1,28 por partida, terminando o campeonato na 20ª colocação entre 22 participantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Galo ainda luta por vaga na Sula

Acostumado a disputar a Libertadores nos últimos anos, o Atlético terá de se contentar novamente com a Sul-Americana em 2026. No entanto, a vaga ainda não está garantida e depende de um bom resultado na última rodada do Brasileirão ou de tropeços dos rivais diretos na disputa. 

Atualmente, o clube ocupa a 13ª colocação e está dentro da zona de classificação para o torneio. Mesmo assim, Santos, Ceará e Fortaleza, que também lutam contra o rebaixamento, podem ultrapassar o Atlético em caso de vitória em seus confrontos finais.

Compartilhar matéria

Siga no

Arthur Albuquerque

Jornalista que cobre o dia a dia do futebol brasileiro para o digital da Rede 98. Acumula passagem pela TV Alterosa entre 2021 e 2023.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Atlético

Atlético anuncia oficialmente o zagueiro Léo Duarte

Fred retorna à Turquia em meio a ‘indefinição’ com o Atlético

Iseppe não se reapresenta, e Atlético confirma saída do jovem

Alan Franco, do Atlético, deve perder titularidade na seleção do Equador 

Sassuolo anuncia venda de Ruan Tressoldi ao Atlético

Ex-atacante Jô é preso em Belo Horizonte por dívida de pensão alimentícia

Últimas notícias

Fachin adia julgamento do STF sobre vínculo entre motoristas e aplicativos

Prefeitura de BH cria diretrizes para abordagens da Guarda Municipal a pessoas em situação de rua

Holanda confirma 1ª eutanásia de criança menor de 12 anos

PT terá candidatura própria ao governo de MG, diz presidente estadual do partido após reunião com Lula

De mesa em mesa: projeto cria álbum virtual de figurinhas dos bares de BH

Bola mais antiga do mundo será exibida em jogo entre Brasil e Escócia

Filho acusado de matar mãe professora é excluído de herança pela Justiça em BH

MPE se manifesta contra suspensão de pesquisa AtlasIntel por Nunes Marques

Moraes vê possível ‘falta grave’ de Bolsonaro ao manter arma em casa e pede parecer da PGR