Fiemg aponta que Brasil perderia em competitividade com fim da jornada 6×1

Siga no

Diversos setores do país poderiam perder em competitividade, segundo Fiemg. (Créditos: Agência Brasil)

Compartilhar matéria

No atual cenário em que a guerra comercial tem gerado expectativa dos mercados em relação ao crescimento econômico dos países, estudo feito pela Fiemg mostra que as propostas para o fim da escala 6×1 de trabalho podem impactar a competitividade do país no exterior.

De acordo com a entidade, se o custo do trabalho aumentar devido à redução da jornada, os produtos brasileiros vão perder competitividade em relação a países como México, China e Índia, que mantêm jornadas maiores e custos mais baixos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A análise parte do princípio de que a diminuição das horas de trabalho impacta diretamente a produção e, consequentemente, o número de postos de trabalho disponíveis.

Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a indústria brasileira pode enfrentar riscos com a concorrência de produtos importados. “Quando o concorrente importado estiver mais barato, ele vai ocupar o lugar da indústria nacional. Por isso, podemos perder uma parcela enorme do mercado para produtos vindos de outros países, impactando negativamente a renda, a geração de imposto e os empregos”, afirmou Roscoe.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estudo avalia que, em um cenário hipotético, se um fabricante de roupas no Brasil pagar salários mais altos por menos horas de trabalho, o preço final da roupa vai ser mais caro. No final das contas, empresas podem preferir produzir em países onde o custo de produção é menor, prejudicando o emprego no Brasil.

Os resultados atingidos por países como a França, que adotou uma jornada de 35 horas semanais, mostram que houve perda de competitividade, altos custos e desaceleração do crescimento, com baixa em produtividade para 0,9%, uma das mais baixas entre os países desenvolvidos.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Arnaldo Antunes fala sobre ‘Novo Mundo’ antes de subir ao palco em BH; leia entrevista

‘São verdadeiros traidores da pátria’, dispara presidente Lula durante pronunciamento

‘Deputado estrangeiro’ e ‘cosplay de indígena’; Kim e Célia batem boca no plenário da Câmara

Abrasel defende volta do horário de verão para evitar apagões e impulsionar economia

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Últimas notícias

Concorra a ingressos: show do The Calling em BH no dia 15 de outubro

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte