O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, na noite desta quinta-feira (25/6), a morte de dois brasileiros em decorrência dos terremotos que atingiram a Venezuela nesta semana. Segundo o Itamaraty, as vítimas são uma mulher e um homem, cujas identidades não foram divulgadas.
Em nota, a pasta informou que está prestando assistência consular às famílias.
Itamaraty presta assistência às famílias
O comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores lamenta as mortes e informa que acompanha o caso.
“O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas.”
Terremotos deixaram ao menos 188 mortos
Os terremotos atingiram a Venezuela na quarta-feira (24). O primeiro tremor, de magnitude 7,2, foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), cerca de 200 quilômetros a oeste de Caracas. Pouco depois, um segundo abalo, de magnitude 7,5, ocorreu próximo ao primeiro epicentro. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), foi o terremoto mais forte registrado no país em mais de um século.
De acordo com o governo venezuelano, os tremores já deixaram ao menos 188 mortos e 1.520 feridos. Cerca de 30 réplicas também foram registradas após os dois principais abalos.
Governo venezuelano decretou estado de emergência
As autoridades venezuelanas decretaram estado de emergência em todo o país após os terremotos.
O Aeroporto Internacional de Maiquetía foi fechado devido aos danos estruturais, enquanto equipes de resgate seguem mobilizadas em busca de sobreviventes. Caracas e o estado de La Guaira concentram parte dos maiores estragos, com edifícios destruídos ou gravemente danificados.
Os tremores também foram sentidos em países vizinhos e em cidades do Norte do Brasil, como Belém, Manaus, Santarém, Macapá e Cutias do Araguari.
Brasil enviará equipes de resgate
Nesta sexta-feira (26/6), um avião partirá do Aeroporto Internacional de Guarulhos levando 36 bombeiros dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A aeronave transportará cerca de nove toneladas de equipamentos para operações de busca e salvamento.
No sábado (27/6), uma segunda missão levará materiais para a montagem de um hospital de campanha, 100 purificadores de água movidos a energia solar, medicamentos e equipamentos médicos para atendimento às vítimas.