Ao vivo
Graffite Segunda a Sexta - 17h às 19h

A sua dose diária de bom humor.

Estudante da UFMG cria teclado ergonômico para evitar tendinite

Siga no

Kael Soares Augusto, estudante de Ciência da Computação da UFMG, desenvolveu um teclado ergonômico para trazer mais conforto à digitação (DCC/Divulgação)

Cansado de sofrer com dores nas mãos por usar muito o computador, Kael Soares Augusto, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveu um teclado ergonômico para trazer mais conforto à digitação.

Em conversa com a Rede 98, o estudante disse que, há dois anos, teve tendinite por causa do uso excessivo do teclado tradicional para computador. O equipamento criado por ele, apelidado de Kaly42, foi projetado para ser mais ergonômico, portátil e confortável, em alternativa às teclas escalonadas do modelo convencional, com layout QWERTY. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Como meu objetivo é me tornar um programador, eu teria que usar o computador bastante ainda. Por isso, decidi fazer um teclado que resolva de uma vez por todas o problema da tendinite, permitindo que eu possa trabalhar e me divertir no computador sem preocupações”, disse ele.

O estudante conta que o projeto foi bem desafiador, já que precisou aprender muitas coisas no caminho. Kael desenvolveu tudo sozinho durante quatro meses, desde design dos circuitos eletrônicos até o design do mascote que ele fez para o teclado ergonômico, o chamado Kaly.

“O meu teclado foi feito para ser mais ergonômico portátil e customizável. A primeira coisa a se notar é que o teclado possui duas metades, isso permite ao usuário separar as duas mãos bastante, o que abre e corrige a postura dos ombros e do peito. As teclas não estão em linha reta, mas sim acompanham o tamanho de cada um dos dedos para que possam ser alcançadas com conforto e sem mudar a posição do punho”, explicou o aluno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kael disse que gostaria de comercializar o teclado, mas, antes disso, ele pensa em alguns aprimoramentos. “Tenho algumas ideias que podem melhorar o teclado, como criar uma case com impressora 3D, teclas hot-swap, bluetooth e outras funcionalidades”, finalizou.

Teclado desenvolvido por Kael (Arquivo pessoal)

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Temperatura em Belo Horizonte segue em baixa até domingo; confira a previsão

Governo de Minas fecha acordo de desapropriação para obras da Linha 2 do metrô

Minas tem média de seis acidentes por dia com motoristas inabilitados em 2025

‘Semana S’ da Fecomércio conta com shows e atividades para empresas e trabalhadores no Expominas

Maior Restaurante Popular de BH completa 15 anos com bolo e cardápio comemorativo

Bolão de BH ganha mais de R$ 2 milhões na Lotofácil

Últimas notícias

Debate elétrico: Mateus Simões defende bios e alfineta governo Lula em NY

Após críticas de internautas, CBF publica vídeo em homenagem à Garrincha

Cidade paulista apura vazamento de corante que tingiu aves em parque

Como Ancelotti deve pensar a convocação da Seleção Brasileira?

Lula participa de funeral do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica

Motorista envolvido em acidente com ônibus em Araguari é indiciado por homicídio

Do Oasis para o berçário: Liam Gallagher será avô

Samuel Venâncio: Roger Guedes no Cruzeiro ‘seria uma negociação complicada’

‘Meteoro’ visto em Minas Gerais é parte de foguete de Elon Musk, diz cientista planetário